Dar tempo ao tempo
Na semana
passada falámos sobre como passar tempo de qualidade com os nossos filhos.
Esta semana
vamos voltar a falar sobre tempo, mas de uma forma diferente: tempo da
aprendizagem.
Todos os dias
os nossos filhos recebem imensa informação, nas mais diversas formas: visual,
auditiva, emocional, comportamental, etc.
E no meio de
tanta informação é necessário separar o que é útil, do que não serve para
nada…Ou seja, o cérebro dos nossos filhos (e o nosso também) tem que
identificar os estímulos que trazem informação que podem gerar conhecimento,
daqueles que não só não trazem nada de novo, como podem só servir para
baralhar.
Este processo
leva tempo!
É importante
que as crianças tenham tempo para compreender o que lhes está a ser transmitido
e a organizar essa informação na sua cabeça. Deste modo, as crianças “absorvem”
tudo o que é novidade e depois precisam de tempo para explorar, comparar e
organizar essa informação. Para além disso, têm que testar esses conhecimentos
em diversas situações e tirar daí conclusões.
O ritmo de cada criança é diferente (Cada um ao seu ritmo) e deve ser respeitado, para que a criança possa refletir e (como acontece muitas vezes) dar feedback sobre o novo conhecimento.
A velocidade
dos nossos dias, juntamente com o excesso de estímulos (pouco ou nada úteis)
não dá oportunidade às crianças para cimentarem os conhecimentos. O acumular de
informação mal processada e organizada poderá comprometer a memória e levar a
comportamentos desadequados.
Uma das nossas
funções como pais é ajudar os nossos filhos a aprender e para isso precisamos
de lhes dar amor, segurança e tempo!
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