O meu filho só reclama



        Não sei se te acontece o mesmo, mas tenho me apercebido que a reclamação anda na ordem do dia.

        Na escola, nos parques infantis, em casa, cada vez vejo mais crianças a reclamar.

        Mas o que é que se passa?

        Talvez valha a pena refletir sobre o exemplo que andamos a dar aos nossos filhos.
        Como temos lidado com as dificuldades, os incómodos, os imprevistos que nos vão surgindo?
        Damos exemplo de resiliência e paciência, ou baixamos os braços, damo-nos por vencidos ...e reclamamos?

        Já por aqui escrevi que o nosso exemplo tem mais impacto que as nossas palavras. Por isso repito, que exemplo temos sido?

        Se fazes parte do grupo de pessoas que encara os problemas de frente, procura perseverar nas dificuldades e encontrar soluções, pergunto-te: como tens ajudado os teus filhos a fazer o mesmo?
        Se, por outro lado, mesmo sem querer, ficas frustrada e acabas por reclamar quando as coisas não correm como gostarias, tenho uma proposta: antes de reclamar, para, volta a analisar a situação e foca a tua atenção na resolução do problema e não no problema. O que podes fazer para ultrapassar essa dificuldade? O que podes aprender com ela?

        Quero salientar um detalhe importante, tendemos a responder mais rapidamente ao que está mal na sociedade e a verbalizar o que não gostamos, do que a salientar o que nos agrada ou aquilo pelo qual estamos gratos.

        Mas até que ponto é que reclamar tem impacto nas pessoas que estão à nossa volta, nomeadamente nos nossos filhos?

        Muito provavelmente já ouviste dizer que as emoções e os comportamentos são contagiantes, ou seja, influenciam as emoções e os comportamentos dos outros. Assim, o que acontece é que quando reclamamos, estamos a influenciar os nossos filhos e a incentivá-los a fazer o mesmo (ainda que de forma inconsciente). E sendo a reclamação algo negativo, vai trazer consigo sentimentos, emoções e comportamentos com os quais preferimos não conviver.

        Talvez aches que parar de reclamar é muito difícil, mas podes sempre tornar a tua forma de reclamar mais construtiva. Como?
        Tornando as reclamações em chamadas de atenção que envolvam a procura ativa de uma solução. Os teus filhos vão ouvir e aprender a fazer o mesmo, mas precisarão da tua ajuda para que orientes o seu raciocínio nesta nova forma de pensar.

        O objetivo é transformar uma reclama naturalmente destrutiva, numa forma de comunicar construtiva.

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