E a aventura começa...

Este blog tem como principal objetivo ajudar pais e educadores na educação dos seus filhos e educandos!

Irei partilhar pequenas aventuras do meu dia-a-dia, enquanto mãe de uma princesa de 4 anos e meio e de um príncipe de 2 anos! Com estes exemplos, procurarei explicar de uma forma simples porque é que os mais pequenos têm determinados comportamentos e como ajudá-los a crescer de forma saudável ao nível emocional, psicológico e social. Para isso parece-me importante compreender como funcionam os seus pequenos cérebros e como reagem a diferentes situações!

Estão prontos para embarcar nesta aventura?

Antes de mais, todos sabemos que a educação das novas gerações não é tarefa fácil!
Para começar a realidade em que estão a crescer é (para a maioria), diferente da realidade que nós tínhamos enquanto crianças…..
·Nós brincávamos na rua, e não havia problema;
·Só davam desenhos animados na televisão ao fim da tarde, e era o suficiente;
·A roupa e os brinquedos passavam de irmão para irmão (e às vezes de primo para primo), e não era por isso que eramos menos felizes;
·Não tínhamos telemóvel, mas não era isso que nos impedia de combinar as nossas coisas com os nossos amigos
·

Enfim, há um sem número de situações que eram diferentes noutros tempos!

Por outro lado, hoje em dia os nossos filhos passam muitas horas na creche/infantário/escola, pois nós, pais temos que trabalhar para lhes darmos a qualidade de vida que estipulamos que seria o ideal para a família. Para além disso, procuramos que o pouco tempo que temos com os nossos filhos compense o tempo em que estamos ausentes, o que muitas vezes nos leva a fazer coisa que mais deseducam do que educam…
Como por exemplo:
·Deixá-los comer chocolate antes do jantar, só para que deixem de fazer birras e nos deixem acabar de cozinhar,
·Deixá-los ver mais um bocadinho de televisão só para não ouvir (em boa verdade, para atrasar) a choradeira com o tema “Eu não quero ir para a cama”,
·Deixá-los levar aquele brinquedo do supermercado, depois de termos combinado que “Ninguém pede nada nas compras…”,
·

Para ajudar à festa, estamos numa era em que o materialismo reina por toda a parte. Existem milhões de brinquedos, e milhões de versões de cada um: de madeira, de metal, de plástico, com rodinhas, sem rodinhas, fofinhos, que falam, que andam, à prova de água…. Variedades que nunca mais acabam! Já para não falar das novas tecnologias e do acesso fácil a todo o tipo de informação.

Conclusão….juntando todos estes ingredientes a uma boa dose de cansaço que trazemos diariamente do trabalho, temos a receita ideal para tornar a nossa tarefa de educar um bocadinho mais complicada!

Mas nada de desmoralizar!
Temos uma missão a cumprir…Chama-se EDUCAÇÃO!

Preparem-se!
No próximo post vamos falar um bocadinho de um tema muito importante…a CURIOSIDADE!!!

Comentários

  1. Olá Beatriz! FANTÁSTICO! Parentalidade e Educação "sem lágrimas - dos pais, pelo menos", é de facto algo que precisamos no dia-a-dia. Perceber que "afinal o meu pirralho" é criança e ver, ler, ouvir, que há outros pais que passam pelo mesmo, é de facto um contributo para que, neste mundo povoado, não nos sintamos sozinhos! Obrigada por iniciares "esta aventura" bloggiana (se é que esta palavra existe)! Fico à espera do próximo post! Até breve!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares