Como reagem os teus filhos perante um desafio?
Como reagem os
teus filhos perante um desafio?
São daquelas
crianças que quanto mais elevada é a fasquia, mais vontade têm de enfrentar o
desafio?
Ou basta
depararem-se com algo novo (por muito simples que seja) que desistem logo?
Na verdade são
os desafios que estão na base da aprendizagem!
O que acontece
é que quando as crianças (e nós também) se deparam com algo novo, o seu cérebro
tem que fazer um certo esforço para aprender.
Mas antes
disso, é importante compreendermos que quando se dá o processo de aprendizagem,
o cérebro passa por 4 fases:
· Incompetência inconsciente – Em que não
há consciência de que não se sabe algo.
· Incompetência consciente – Em que se
descobre que não se sabe algo. Nesta fase, por vezes as crianças sentem-se
inseguras e duvidam da sua capacidade de aprender. Assim, podem associar aprender
a um processo difícil, o que leva a sentimentos de derrota e frustração. As crianças
que reagem desta forma veem os obstáculos e os erros como barreiras muito
difíceis de ultrapassar e muitas vezes não se dão a oportunidade de se
esforçarem o suficiente, desistindo antes do seu cérebro ter tido oportunidade
de resolver o problema. Por outro lado, as crianças que não desistem de tentar ultrapassar
a dificuldade, treinam o seu cérebro a resolver problemas e veem os erros como
oportunidades de aprendizagem. Este segundo grupo de crianças consegue de facto
passar à terceira fase (competência consciente).
· Competência consciente – Em que se
adquire a capacidade de ser bem-sucedido a desempenhar determinada tarefa. Nesta
fase, as crianças sentem-se muito bem, pois liberta-se no seu cérebro um
neurotransmissor que vai ajudar a associar a aprendizagem a algo realmente agradável.
Apesar de nesta fase, a criança já saber como se faz algo, ainda não domina
totalmente a competência (o que só acontece na fase 4).
· Competência inconsciente – Em que, pela prática
e repetição da competência a criança consegue desempenhá-la sem prestar
atenção, em qualquer altura. Muitas vezes acontece que as crianças demoram mais
tempo do que gostariam (ou achariam necessário) para atingir esta fase, o que
pode levar a alguma frustração.
Agora que já
conhecemos as diferentes fases da aprendizagem e que compreendemos o que
acontece em cada uma delas, torna-se mais fácil acompanhar os nossos filhos na
aventura do crescimento.
Da próxima vez
que os virmos a tentar desistir, já saberemos que provavelmente ainda não
praticaram o suficiente determinada competência para que o seu cérebro a pudesse
aprender. Nestas alturas pode ajudar recordar uma situação em que eles tenham
tido dificuldade em algo e que depois com tempo e dedicação tenham conseguido
alcançar o pretendido.
E não te
esqueças:
A repetição é a mãe de aprendizagem. - Zig
Ziglar
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