Como reagem os teus filhos perante um desafio?


Como reagem os teus filhos perante um desafio?
São daquelas crianças que quanto mais elevada é a fasquia, mais vontade têm de enfrentar o desafio?
Ou basta depararem-se com algo novo (por muito simples que seja) que desistem logo?

Na verdade são os desafios que estão na base da aprendizagem!
O que acontece é que quando as crianças (e nós também) se deparam com algo novo, o seu cérebro tem que fazer um certo esforço para aprender.

Mas antes disso, é importante compreendermos que quando se dá o processo de aprendizagem, o cérebro passa por 4 fases:
· Incompetência inconsciente – Em que não há consciência de que não se sabe algo.
· Incompetência consciente – Em que se descobre que não se sabe algo. Nesta fase, por vezes as crianças sentem-se inseguras e duvidam da sua capacidade de aprender. Assim, podem associar aprender a um processo difícil, o que leva a sentimentos de derrota e frustração. As crianças que reagem desta forma veem os obstáculos e os erros como barreiras muito difíceis de ultrapassar e muitas vezes não se dão a oportunidade de se esforçarem o suficiente, desistindo antes do seu cérebro ter tido oportunidade de resolver o problema. Por outro lado, as crianças que não desistem de tentar ultrapassar a dificuldade, treinam o seu cérebro a resolver problemas e veem os erros como oportunidades de aprendizagem. Este segundo grupo de crianças consegue de facto passar à terceira fase (competência consciente).
· Competência consciente – Em que se adquire a capacidade de ser bem-sucedido a desempenhar determinada tarefa. Nesta fase, as crianças sentem-se muito bem, pois liberta-se no seu cérebro um neurotransmissor que vai ajudar a associar a aprendizagem a algo realmente agradável. Apesar de nesta fase, a criança já saber como se faz algo, ainda não domina totalmente a competência (o que só acontece na fase 4).
· Competência inconsciente – Em que, pela prática e repetição da competência a criança consegue desempenhá-la sem prestar atenção, em qualquer altura. Muitas vezes acontece que as crianças demoram mais tempo do que gostariam (ou achariam necessário) para atingir esta fase, o que pode levar a alguma frustração.

Agora que já conhecemos as diferentes fases da aprendizagem e que compreendemos o que acontece em cada uma delas, torna-se mais fácil acompanhar os nossos filhos na aventura do crescimento.
Da próxima vez que os virmos a tentar desistir, já saberemos que provavelmente ainda não praticaram o suficiente determinada competência para que o seu cérebro a pudesse aprender. Nestas alturas pode ajudar recordar uma situação em que eles tenham tido dificuldade em algo e que depois com tempo e dedicação tenham conseguido alcançar o pretendido.

E não te esqueças:

A repetição é a mãe de aprendizagem. - Zig Ziglar

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