As 5 Linguagens do Amor


         Um dos pontos que costumo salientar com frequência é o facto de todas as crianças serem diferentes. Não importa se são irmãos ou mesmo gémeos. Cada uma é uma pessoa única e irrepetível, logo vai ter características muito próprias, o que faz com que seja necessário haver uma adaptação da educação para que a possamos ajudar a desenvolver o seu potencial.

        Essas caraterísticas individuais estão também presentes no modo como cada criança se sente amada. Na verdade, o sentir-se querida e amada, é a base para a criação de vínculo afetivo de qualidade entre a criança e os pais/educadores. Quando o vínculo é forte e saudável, a predisposição da criança para aprender é maior.

        O Dr. Ross Campbell diz que: "Dentro de cada criança, há um "depósito emocional" à espera de se encher de amor. Quando uma criança se sente realmente amada, irá desenvolver-se normalmente, mas, se o depósito do amor estiver vazio, a criança irá portar-se mal. A maior parte do mau comportamento das crianças é motivada pela carência de um "depósito do amor" vazio."

        Mas como podemos encher o "depósito do amor" dos nossos filhos?

        Segundo Gary Chapman existem 5 linguagens do amor. Todas são importantes e todas ajudam a encher o "depósito do amor". No entanto, normalmente uma das linguagens faz-nos sentir mais amado, ou seja, enche mais e mais depressa o nosso "depósito do amor". Com os nossos filhos é igual, há uma linguagem que os faz sentir realmente amados.

        As 5 linguagens do amor são:

    • As palavras de apreço - Podem ser elogios, palavras amáveis, de valorização ou de encorajamento que ajudam a criança a sentir-se motivada, valorizada ou encorajada. As crianças cuja linguagem do amor são as palavras de apreço, quando são julgadas ou criticadas sentem-no de uma forma muito mais profunda e ficam muito magoadas. As palavras de apreço devem ter sempre foco na criança e não o seu comportamento.
    • Os atos de servir - Muitas vezes os nossos filhos sentem-se amados quando fazemos  coisas por elas ou para elas. Servir é por si só um ato de amor. Podemos ajudar os nossos filhos com os trabalhos de casa ou estar disponíveis para os ajudar nas suas dificuldades. Um ato de servir nunca pode ser realizar tarefas que são da responsabilidade das crianças ou servi-las de tal forma que se torne um "desserviço" impedindo o seu desenvolvimento saudável e a sua autonomia.
    • Receber presentes - Oferecer presentes é um ato de amor. É preciso estar a pensar em alguém para lhe oferecer um presente. Todas as crianças gostam de receber presentes, mas aquelas cuja linguagem do amor é receber presentes, tendem a manifestar o quanto gostam do presente várias vezes. Os presentes não devem ser dados como prémio pelo bom comportamento. Podem ser coisas simples como uma mensagem ou um desenho estrategicamente colocado na lancheira.
    • O tempo de qualidade - Significa dar atenção total a alguém, sem interrupções ou interferência de ecrãs. As crianças com esta linguagem do amor valorizam a nossa companhia, estar connosco, passar tempo connosco. Quando há irmãos, é importante que os pais procurem reservar algum tempo de filho único.
    • O contacto físico - Beijinhos e abraços, tal como festinhas ou uma simples mão no ombro, são demonstrações de carinho, mas que gritam amor quando a linguagem do amor é o contacto físico. É importante perceber qual delas agrada mais à criança. Palmadas e outras agressões físicas são muito nocivas para todas as crianças, mas para aquelas em que esta é a principal linguagem do amor têm um efeito ainda pior.

        Mas como saber qual é a principal linguagem do amor dos nossos filhos?
        Podemos fazer duas coisas. Em primeiro lugar, estar atentos aos seus comportamentos e perceber como é que eles demonstram o seu amor pelos outros. A tendência é de amar os outros da forma como se sentem amados, ou seja, utilizando a linguagem do amor que os faz sentir amados. Por outro lado, as crianças tendem a chamar atenção para a sua linguagem do amor: "Vem brincar comigo." (tempo de qualidade), "Dá-me colinho." (contacto físico), "Faz-me um desenho." (receber presentes), "Ensina-me a apertar os cordões." (atos de servir), "Gostas do que eu fiz?." (palavras de apreço).

        Agora que conheces as 5 linguagens do amor podes "afinar" a tua forma de amar os teus filhos para que cada um deles se sintam ainda mais amado!

Comentários

Mensagens populares