Um rebuçado agora, ou dois depois...?
Um dia destes
li sobre um estudo que me chamou a atenção e que quero partilhar contigo!
Chamava-se o “Teste do rebuçado” (Predicting Adolescent Cognitive andSelf-Regulatory Competencies from Preschool Delay of Gratification - Identifying Diagnostic Conditions)!
Nesta
experiência feita com crianças de 4 anos, o interlocutor informava a criança
que tinha que sair da sala por breves momentos. Se ela esperasse que ele
voltasse poderia comer dois rebuçados, caso não conseguisse esperar, comeria
apenas uma, mas imediatamente.
Este teste tão
simples serviu para ter uma noção das crianças que cediam ao impulso de obter
uma gratificação imediata e das que conseguiam controlar esse impulso com
objetivo de garantir uma gratificação ainda maior.
Os psicólogos
que realizaram este estudo mantiveram contacto com estas crianças e
verificaram, décadas mais tarde, que a maioria dos que tinham tido a capacidade
de resistir ao rebuçado mantinham essa atitude. Ou seja, eram adolescentes com menos
tendência para ceder às frustrações da vida, mantendo-se firmes e enfrentando
as dificuldades sem desistir ou cair em desânimo. Resumindo, eram capazes de
adiar a recompensa mantendo-se focados nos seus objetivos.
Mas onde é que
eu quero chegar?
A capacidade
de autocontrolo pode ser trabalhada com as crianças desde cedo! Ao ajudarmos os
mais pequenos a desenvolver esta competência estamos a fortalecer a sua
inteligência emocional!
Não digo que
seja uma tarefa fácil, uma vez que vivemos numa altura em que queremos tudo
para o agora, para o imediato (quando não é para “ontem”…). Quem é que nunca
resmungou porque a internet demorou 2 segundos a ligar em vez de 0,2
segundos???
Ao
desenvolvermos a capacidade de autocontrolo estamos a trabalhar a nossa
resiliência, tornamo-nos mais otimistas e temos mais esperança no futuro. Para
além disso, demonstramos uma grande capacidade de foco num determinado objetivo
que queremos atingir. Tal como um agricultor, que semeia, rega, nutre e protege
a sua cultura de forma a poder colher o fruto do seu trabalho!
Estou certa
que ao longo do dia surgem diversas situações em que podes trabalhar o
autocontrolo. Aproveita para desenvolver esta competência, mas não te esqueças
de adequar o processo à idade da criança.
E já agora!
Lembra-te que
as crianças aprendem por imitação! Por isso, sê exemplo!
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