3 R’s: Resiliência, Relações e Reflexão
Todos nós
sabemos que os estabelecimentos de ensino onde inscrevemos os nossos filhos têm
um grande impacto na sua educação.
Não estou a
dizer que os estabelecimentos de ensino são os únicos responsáveis pela
educação dos nossos filhos. O que eu quero dizer é que muitas das nossas
crianças passam muitas horas nas escolas com os
educadores/professores/auxiliares de educação, pelo que é nas escolas que
recebem grandes quantidades de informação, valores, etc.
Recentemente,
tive oportunidade de ver uma TEDxTalk muito interessante (Mindfulness andNeural Integration: Daniel Siegel, MD at TEDxStudioCityED).
Nesta palestra
Daniel Siegel sugere que para além de ensinar a ler, escrever e a fazer contas,
as escolas deveriam também ensinar a desenvolver a Resiliência, as Relações e a
Refletir.
Segundo Daniel
Siegel, o desenvolvimento destes 3 R’s ajuda-nos a relacionar melhor com os
outros, a termos melhor conhecimento de nós e dos outros e a criar empatia.
Estes 3 R’s podem e devem ser ensinados aos mais pequenos desde cedo.
Vamos então
olhar melhor para cada um dos R’s.
A Resiliência
é a capacidade que temos de enfrentar desafios, de nos adaptarmos à mudança e
de superar os obstáculos.
Quando
ensinamos os nossos filhos a ser resilientes não estamos a transformá-los em
super-heróis. Estamos antes a ensiná-los a não desistir à primeira dificuldade,
nem à segunda, nem à terceira… Estamos a mostrar-lhes como ser corajosos,
persistentes, focados.
Mas, o melhor
de tudo, é que estamos a dar-lhes a oportunidade de se sentirem bem consigo
próprios por conseguirem ultrapassar determinada dificuldade. E isto tem um
impacto gigante nas suas vidas, porque quando associamos emoções ao
conhecimento, fica gravado nos seus corações (e nos seus cérebros). E neste
caso a mensagem “EU CONSIGO!” traz esperança e vontade (ou menos receio) de
voltar a enfrentar desafios.
As Relações
que as crianças estabelecem são importantíssimas para o seu desenvolvimento. No
que diz respeito aos adultos, é fundamental que se crie espaço para que as
crianças desenvolvam laços. Quando uma criança estabelece laços com um adulto,
cria-se uma relação de confiança que é essencial para que a criança coopere com
esse adulto, que queira passar tempo com ele e aprenda. Relativamente a outras
crianças, as relações entre pares (sempre com um adulto por perto, claro) são
uma forma excelente de aprender a viver em sociedade, a partilhar, a aprender
novos jogos e brincadeiras, a perceber que não somos todos iguais (por exemplo:
que perante determinada situação podem haver imensas reações diferentes).
A Reflexão
ajuda as crianças (e a nós adultos também) a saber identificar os seu
sentimentos e a geri-los. Para além disso, ao aprender a refletir sobre os seus
sentimentos e emoções, vão também desenvolver a capacidade de os identificar
nos outros, o que faz com que se tornem empáticos.
Algumas
escolas já começam a trabalhar os 3 R’s, mas para que esta aprendizagem seja
realmente eficaz tem que haver uma sintonia casa/escola.
Os nossos
filhos são MARAVILHOSOS!
Imagina quão
EXTRAORDINÁRIOS podem ser se lhes dermos as ferramentas certas!
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