3 R’s: Resiliência, Relações e Reflexão


Todos nós sabemos que os estabelecimentos de ensino onde inscrevemos os nossos filhos têm um grande impacto na sua educação.

Não estou a dizer que os estabelecimentos de ensino são os únicos responsáveis pela educação dos nossos filhos. O que eu quero dizer é que muitas das nossas crianças passam muitas horas nas escolas com os educadores/professores/auxiliares de educação, pelo que é nas escolas que recebem grandes quantidades de informação, valores, etc.

Recentemente, tive oportunidade de ver uma TEDxTalk muito interessante (Mindfulness andNeural Integration: Daniel Siegel, MD at TEDxStudioCityED).

Nesta palestra Daniel Siegel sugere que para além de ensinar a ler, escrever e a fazer contas, as escolas deveriam também ensinar a desenvolver a Resiliência, as Relações e a Refletir.

Segundo Daniel Siegel, o desenvolvimento destes 3 R’s ajuda-nos a relacionar melhor com os outros, a termos melhor conhecimento de nós e dos outros e a criar empatia. Estes 3 R’s podem e devem ser ensinados aos mais pequenos desde cedo.

Vamos então olhar melhor para cada um dos R’s.

A Resiliência é a capacidade que temos de enfrentar desafios, de nos adaptarmos à mudança e de superar os obstáculos.
Quando ensinamos os nossos filhos a ser resilientes não estamos a transformá-los em super-heróis. Estamos antes a ensiná-los a não desistir à primeira dificuldade, nem à segunda, nem à terceira… Estamos a mostrar-lhes como ser corajosos, persistentes, focados.
Mas, o melhor de tudo, é que estamos a dar-lhes a oportunidade de se sentirem bem consigo próprios por conseguirem ultrapassar determinada dificuldade. E isto tem um impacto gigante nas suas vidas, porque quando associamos emoções ao conhecimento, fica gravado nos seus corações (e nos seus cérebros). E neste caso a mensagem “EU CONSIGO!” traz esperança e vontade (ou menos receio) de voltar a enfrentar desafios.

As Relações que as crianças estabelecem são importantíssimas para o seu desenvolvimento. No que diz respeito aos adultos, é fundamental que se crie espaço para que as crianças desenvolvam laços. Quando uma criança estabelece laços com um adulto, cria-se uma relação de confiança que é essencial para que a criança coopere com esse adulto, que queira passar tempo com ele e aprenda. Relativamente a outras crianças, as relações entre pares (sempre com um adulto por perto, claro) são uma forma excelente de aprender a viver em sociedade, a partilhar, a aprender novos jogos e brincadeiras, a perceber que não somos todos iguais (por exemplo: que perante determinada situação podem haver imensas reações diferentes).

A Reflexão ajuda as crianças (e a nós adultos também) a saber identificar os seu sentimentos e a geri-los. Para além disso, ao aprender a refletir sobre os seus sentimentos e emoções, vão também desenvolver a capacidade de os identificar nos outros, o que faz com que se tornem empáticos.

Algumas escolas já começam a trabalhar os 3 R’s, mas para que esta aprendizagem seja realmente eficaz tem que haver uma sintonia casa/escola.

Os nossos filhos são MARAVILHOSOS!

Imagina quão EXTRAORDINÁRIOS podem ser se lhes dermos as ferramentas certas!

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