Mudar rotinas
Com a chegada
do fim das férias chega também o regresso às rotinas.
Há quem goste
de voltar de férias uns dias antes de começar a escola e o trabalho.
Há quem
prefira aproveitar as férias até à última.
Independentemente
dos gostos, o que é certo, é que a forma como fazemos esta transição é muito
importante para os mais pequenos.
Durante as
nossas férias fomos falando com os nossos filhos e explicámos-lhes, principalmente
à mais velha (de 5 anos) que as férias eram uma ótima altura para descansar,
recuperar energias, fazer coisas que normalmente não conseguimos fazer durante
o período de aulas. Aproveitámos também para fazer um apanhado do ano anterior.
Esta parte foi especialmente interessante. Este ano decidimos mudar os nossos
filhos de estabelecimento de ensino e com esta mudança veio tudo o resto… novos
amiguinhos, educadoras, auxiliares, regras, rotinas,… Enfim um sem número de
coisas. Por isso, as férias serviram para preparar a entrada para o novo ano
letivo de uma forma diferente.
Por norma, com
o aproximar do início das aulas vamos falando aos nossos filhos da escola,
relembrando os amiguinhos e as educadoras, as brincadeiras que eles gostam de
fazer, os seus locais preferidos da escola. Para além disso, de vez em quando
dizemos quantos dias faltam para começar o próximo ano. Em boa verdade são eles
que perguntam quanto falta, pois ficam com saudades das brincadeiras!
Este ano foi
diferente, com a mudança de estabelecimento de ensino, havia uma mistura de
receio com excitação. Como a mais velha já tinha ido passar uma manhã com a
educadora nova e os novos amiguinhos, fazia muitas perguntas: “Será que se vão
lembrar de mim?”, “Será que eu vou saber os nomes de todos?”, “Que jogos e
brincadeiras vou aprender?”. Já o mais novo (2 anos e meio) não pareceu ligar
muito ao assunto. O nosso principal objetivo ao abordar o tema da nova escola
foi desdramatizar, salientar os aspetos positivos, transmitir os benefícios que
a nova escola lhes vai trazer e como os vais ajudar a crescer. Ao abordar de
uma forma positiva a entrada na escola nova estamos a transmitir a
tranquilidade e segurança fundamentais para uma boa adaptação.
Para que a
transição férias-escola seja tranquila é importante que durante alguns dias se
volte a uma rotina o mais semelhante possível com a rotina de tempo de escola.
Assim, estaremos a ajudar as crianças a serenar o que permite um melhor ajuste
ao retomar da escola (para além de diminui a probabilidade de haver birras).
Independentemente,
de haver ou não mudança de escola, é importante que as crianças tenham noção do
que vai acontecer (de acordo com a idade). Para isso é preciso prepará-las.
Explicar que as férias estão a acabar, relembrar as rotinas em tempo de escola
e caso haja alguma alteração apresentá-la de forma simples. Para as crianças as
rotinas potenciam a sensação de segurança, pois assim sabem com o que podem
contar.
A ideia não é
criar stress, muito pelo contrário.
Afinal de contas quando sabemos com o que contar, sentimo-nos muito mais
confiantes. E é precisamente confiança que queremos que os nossos filhos sintam
no regresso à escola.
Mas nós também
temos de mostrar essa confiança! Quando os formos levar à escola, por muito stress que sintamos temos que levar um
sorriso na cara. E caso haja alguma lágrima escondida, temos que a guardar até
os nossos filhos estarem na escola (e fora do alcance dos nossos olhos). Pois
se queremos que eles se sintam seguros na escola, temos que demonstrar que
confiamos nos profissionais que lá se encontram.
Porque afinal
aprender é tão bom!
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