Cada um ao seu ritmo
Certamente, já
deste por ti a olhar para os teus filhos e pensar…”Como cresceram depressa!”
É verdade o
tempo passar a correr!
E às vezes
passa tão depressa que nos esquecemos que o crescimento dos nossos filhos não é
só físico, mas também, intelectual, emocional e espiritual.
O crescimento
é um processo que não acontece ao acaso!
Requer uma
certa ordem.
Dificilmente
uma criança conseguirá caminhar se ainda não for capaz de manter o equilíbrio
em pé. Do mesmo modo, é pouco provável que consiga ler se ainda não tiver
aprendido as letras. Seguindo a mesma linha de raciocínio, é fácil compreender
porque é que uma criança não consegue ser empática, se ainda não for capaz de
identificar os seus sentimentos e os dos outros.
De certa
forma, podemos dizer que o crescimento funciona um bocadinho como os videojogos:
não podemos avançar para o nível seguinte, enquanto o nível anterior não
estiver concluído.
E se por um
lado a ordem pelas quais ocorrerem as fases de crescimento é comum a todas as
crianças, o mesmo não acontece com o ritmo a que esses acontecimentos ocorrem. Pode
ser mais rápido, ou mais lento. Depende muito de cada criança e dos estímulos
que recebe quer das pessoas com quem contacta, quer do meio que a rodeia.
Assim, de
pouco ou nada nos serve “puxar” pelas crianças se elas ainda não estiverem
preparadas para a próxima etapa. É preciso procurar compreendê-las,
proporcionar-lhes o que necessitam para concluir o “nível “ em que se encontram
e transmitir-lhes segurança e confiança nas suas capacidades.
Para além
disso, é muito importante evitar as comparações como por exemplo: “O filho da
vizinha é da mesma idade e já anda.”, “Com essa idade e ainda usa
fraldas/chupeta/etc.”, “Os outros meninos da sala já pintam os desenhos sem
passar a linha….”
Estes tipos de
comentários não só comparam a criança com os outros, como a inferioriza são
muito pouco produtivos e em nada ajudam a criança a crescer.
Não temos que
comparar os nossos filhos com ninguém (muito menos com os irmãos). Temos sim,
que os ajudar a crescer, a procurar melhorar de dia para dia, a ultrapassar as
suas dificuldades.
Quando
respeitamos o ritmo de cada criança e lhes damos os estímulos de que necessita
para crescer, as novas apetências são adquiridas de um forma muito mais segura
e a criança sente-se mais confiante e pronta para enfrentar novos desafios!
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