Filhos Desenrascados


         Há alguns meses, saíram várias notícias sobre a postura dos novos alunos universitários. Abordavam-se questões como o facto de muitos irem fazer a inscrição na faculdade com os pais, de serem imaturos em sala de aula e da interferência cada vez maior do pais na vida académica dos filhos. Resumindo, estamos a falar de jovens com pouca autonomia e muito dependentes dos pais.


        Mas como podemos ajudar os nossos filhos a serem mais desenrascados?


        A resposta é simples! Quanto mais cedo os ensinarmos a fazer as coisa por si, melhor.

        Já dizia Maria Montessori "Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer.” Mas, para que uma criança se sinta capaz de algo é preciso que os pais lhe transmitam a segurança que ela precisa e a incentivem a arriscar, a tentar e acima de tudo a não ter medo de falhar. E se falhar, não faz mal, pois a falha só e realmente uma falha se se desistir de tentar. Se não houver desistência, torna-se um importante processo de aprendizagem.


        Há 2 fatores, que na minha opinião são os principais "responsáveis" pela falta de autonomia das crianças:

      • O Tempo - Estamos sempre a correr, sempre com pressa, sempre com mil e uma coisas para fazer. E acabamos por não dar tempo aos nossos filhos para serem eles a fazer as coisas. Vê se te identificas com estas situações. Quantas vezes já apertaste os cordões aos teus, ou lhes lavaste os dentes porque estavas com pressa?
      • O Perfecionismo - Como sabemos que fazemos as coisas melhores que os nossos filhos (o que é natural porque temos mais experiência), acabamos por fazer as coisas por eles para garantir que fica como nós queremos.


    
    A questão é que se não os deixarmos experimentar, tentar e errar, eles nunca vão aprender.

        Ganhar autonomia é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, pois para além de não dependerem dos outros, quando se tornam autónomos ganham autoconfiança e autoestima, pois sentem-se bem consigo próprios e confiam nas suas capacidades para lidar com os desafios. Ou seja, tornam-se muito mais desenrascados!


        Deixo-te aqui estas perguntas para refletires:

        O que podes deixar de fazer pelos teus filhos? Que tarefas podes delegar?

        Como podes gerir o tempo da família para que os teus filhos tenham mais oportunidades  e mais tempo para experimentar novos desafios e ganhar novas competências?

Comentários

Mensagens populares