Escuta ativa...passar à ação
Na semana passada
falei-te da escuta ativa (Estou a ouvir...ou será que não...)!
Tiveste oportunidade
para parar e pensar sobre a forma como escutas os teus filhos?
Se sim,
parabéns!
A que
conclusões chegaste?
Quais são os
teus pontos fortes enquanto ouvinte?
O que gostavas
de melhorar?
Se não, não há
problema! Vais sempre a tempo de o fazer!
Hoje vamos um
pouquinho mais longe!
Li
recentemente um artigo que reunia alguns pontos essenciais que ajudam a pôr em
prática a escuta ativa (8 passos para a escuta ativa). Na verdade são pontos
muito simples, mas que fazem toda a diferença no resultado, ou seja, fazem com
que realmente compreendamos o que o outro nos está a dizer, pois deixamos de
tirar conclusões precipitadas.
As etapas são
as seguintes:
· Manter o
foco – Quando estamos concentrados no que estamos a fazer, temos maior
probabilidade de ser bem sucedidos (neste caso ouvir com atenção o nos está a
ser dito). Para além disso, não há nada pior do que estar a falar com uma pessoa
que não nos está a ouvir….Já imaginaste como se sentiriam os teus filhos se se
apercebessem que estão a “falar para o boneco”?
· Permanecer
relaxado – Quando falas com os teus filhos aproveita o momento. Esquece as
compras, o jantar, as pressas. Eu sei que tudo isto é muito bonito, mas tenta organizar o teu dia, para que os momentos com os teus filhos sejam mesmo vossos…e
não do que ainda tens que fazer.
· Manter a
mente aberta – Somos muito rápidos a julgar… mesmo os nossos filhos. “Mãe,
ainda não fiz os TPC’s!”. Antes de entrares em parafuso, porque teve mais do
que tempo na escola, tens que ir buscar o mais novo ao futebol, o do meio ao
karaté, passar pelo supermercado e está imenso trânsito!!! Respira! Procura
descobrir porquê.
· Escutar –
Escutar a sério. Para além do que está a ser dito, como é o tom da voz? A postura
corporal? Procura “ver” mais além. Que mais informação consegues recolher?
Pegando no exemplo dos TPC’s, foi cansaço, preguiça, não deu tempo para fazer
ou não tinha o que era preciso? Tinha dificuldades? Por que não tirou as
dúvidas na escola? Timidez? Ou talvez esteja doente…
· Questionar
- As perguntas são uma excelente forma de ficarmos a saber mais. Atenção,
não estou a dizer um questionário intensivo…senão, o mais certo é que os teus
filhos percam a vontade de responder ou pior…no futuro, passem a evitar dizer
seja o que for com medo de serem bombardeados com perguntas. Evita perguntas
fechadas, aquelas cuja resposta é sim/não. Faz, antes, perguntas que levem os
teus filhos a dar-te o máximo de informação possível.
· Não
interromper - Ninguém gosta de ser interrompido. Os teus filhos também não!
Aproveita quando eles estão com o lanço para ficares a saber o máximo possível.
Pode parecer um bocadinho coscuvilhice, mas o que acontece é que quando
interrompemos, para além de se perder o fio condutor da conversa, pode parecer
falta de interesse.
· Empatia -
Já por cá falamos sobre a importância da empatia (A tua dor também é minha…).
Quando escutas os teus filhos sê empática. Ao sentir o que as crianças estão a
sentir, temos maior capacidade para compreender o que nos estão a dizer.
· Dar feedback
- Ao longo da conversa, vai dando sinais de que estás a ouvir e a compreender
os teus filhos. Assim, eles vão perceber que tu está em sintonia com o que eles
estão a dizer. Atenção que estar em sintonia, não quer dizer que concordes com
eles. Apenas que compreendes os seus pontos de vista.
Quando pomos
em prática estes pontos tornamo-nos melhores ouvintes. E não há nada melhor do
que falar com alguém que nos quer ouvir, sem julgar ou criticar.
Eu sei que não
é de um momento para o outro que passamos a conseguir por a escuta ativa em prática,
mas com tempo e treino (sim, treino…) chegamos lá!
Este é o meu
desafio desta semana! Praticar a escuta ativa. No início custa, não sai bem,
mas aos pouquinhos vais aprendendo com o que não fizeste tão bem na última vez,
e…quando deres por ti, já o fazes sem dar conta!
Aceitas o desafio?
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