Escuta ativa...passar à ação


Na semana passada falei-te da escuta ativa (Estou a ouvir...ou será que não...)!

Tiveste oportunidade para parar e pensar sobre a forma como escutas os teus filhos?

Se sim, parabéns! 
A que conclusões chegaste?
Quais são os teus pontos fortes enquanto ouvinte?
O que gostavas de melhorar?

Se não, não há problema! Vais sempre a tempo de o fazer!

Hoje vamos um pouquinho mais longe!
Li recentemente um artigo que reunia alguns pontos essenciais que ajudam a pôr em prática a escuta ativa (8 passos para a escuta ativa). Na verdade são pontos muito simples, mas que fazem toda a diferença no resultado, ou seja, fazem com que realmente compreendamos o que o outro nos está a dizer, pois deixamos de tirar conclusões precipitadas.

As etapas são as seguintes:
· Manter o foco – Quando estamos concentrados no que estamos a fazer, temos maior probabilidade de ser bem sucedidos (neste caso ouvir com atenção o nos está a ser dito). Para além disso, não há nada pior do que estar a falar com uma pessoa que não nos está a ouvir….Já imaginaste como se sentiriam os teus filhos se se apercebessem que estão a “falar para o boneco”?
· Permanecer relaxado – Quando falas com os teus filhos aproveita o momento. Esquece as compras, o jantar, as pressas. Eu sei que tudo isto é muito bonito, mas tenta organizar o teu dia, para que os momentos com os teus filhos sejam mesmo vossos…e não do que ainda tens que fazer.
· Manter a mente aberta – Somos muito rápidos a julgar… mesmo os nossos filhos. “Mãe, ainda não fiz os TPC’s!”. Antes de entrares em parafuso, porque teve mais do que tempo na escola, tens que ir buscar o mais novo ao futebol, o do meio ao karaté, passar pelo supermercado e está imenso trânsito!!! Respira! Procura descobrir porquê.
· Escutar – Escutar a sério. Para além do que está a ser dito, como é o tom da voz? A postura corporal? Procura “ver” mais além. Que mais informação consegues recolher? Pegando no exemplo dos TPC’s, foi cansaço, preguiça, não deu tempo para fazer ou não tinha o que era preciso? Tinha dificuldades? Por que não tirou as dúvidas na escola? Timidez? Ou talvez esteja doente…
· Questionar - As perguntas são uma excelente forma de ficarmos a saber mais. Atenção, não estou a dizer um questionário intensivo…senão, o mais certo é que os teus filhos percam a vontade de responder ou pior…no futuro, passem a evitar dizer seja o que for com medo de serem bombardeados com perguntas. Evita perguntas fechadas, aquelas cuja resposta é sim/não. Faz, antes, perguntas que levem os teus filhos a dar-te o máximo de informação possível.
· Não interromper - Ninguém gosta de ser interrompido. Os teus filhos também não! Aproveita quando eles estão com o lanço para ficares a saber o máximo possível. Pode parecer um bocadinho coscuvilhice, mas o que acontece é que quando interrompemos, para além de se perder o fio condutor da conversa, pode parecer falta de interesse.
· Empatia - Já por cá falamos sobre a importância da empatia (A tua dor também é minha…). Quando escutas os teus filhos sê empática. Ao sentir o que as crianças estão a sentir, temos maior capacidade para compreender o que nos estão a dizer.
· Dar feedback - Ao longo da conversa, vai dando sinais de que estás a ouvir e a compreender os teus filhos. Assim, eles vão perceber que tu está em sintonia com o que eles estão a dizer. Atenção que estar em sintonia, não quer dizer que concordes com eles. Apenas que compreendes os seus pontos de vista.

Quando pomos em prática estes pontos tornamo-nos melhores ouvintes. E não há nada melhor do que falar com alguém que nos quer ouvir, sem julgar ou criticar.
Eu sei que não é de um momento para o outro que passamos a conseguir por a escuta ativa em prática, mas com tempo e treino (sim, treino…) chegamos lá!

Este é o meu desafio desta semana! Praticar a escuta ativa. No início custa, não sai bem, mas aos pouquinhos vais aprendendo com o que não fizeste tão bem na última vez, e…quando deres por ti, já o fazes sem dar conta!

Aceitas o desafio?

Comentários

Mensagens populares