Divertida Mente


        A chegada do filme "Divertida Mente 2" às salas de cinema, traz-nos de novo uma abordagem divertida e muito interessante sobre as nossas emoções e o funcionamento do cérebro.

        No primeiro filme, grande parte do enredo passa-se na cabeça de Riley, durante a sua infância. Nesta fase, Riley depara-se com emoções como a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Repulsa e a Raiva. E embora por vezes achemos que algumas destas emoções não deveriam existir, todas têm uma função e uma razão de ser. Aproveitando as personagens do filme, conseguimos perceber que:

      • A Alegria é uma das emoções principais do filme, sendo sempre otimista, enérgica e cheia de vida. É responsável por garantir que a protagonista, Riley, viva momentos felizes e aproveite ao máximo a sua infância. A Alegria ensina às crianças a importância de manter uma atitude positiva, de apreciar os pequenos momentos de alegria no dia-a-dia e de procurar sempre o lado bom das situações.
      • A Tristeza é muitas vezes vista como uma emoção negativa, mas no filme desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável da Riley. A Tristeza ajuda a protagonista a lidar com as perdas, as frustrações e os momentos difíceis. É importante ensinar às crianças que é normal sentir tristeza, que devem expressar esta emoção e procurar ajuda e apoio quando necessário.
      • O Medo é um dos guardiões da Riley, responsável por mantê-la segura e prevenir possíveis perigos. Embora às vezes exagere e torne as situações mais assustadoras do que realmente são, o Medo ensina às crianças a importância de se manter alerta, de compreender possíveis ameaças e de agir com cautela em determinadas situações. É normal sentir medo, mas que é possível enfrentá-lo e superá-lo com coragem.
      • A Repulsa é responsável por garantir a higiene e a saúde da Riley, evitando que ela se envolva em situações que possam ser prejudiciais. A Repulsa ensina às crianças a importância de cuidar do corpo, de manter hábitos saudáveis e de evitar situações que possam colocar a saúde em risco. Ela mostra que é fundamental respeitar o próprio corpo e manter-se longe de alimentos ou substâncias nocivas.
      • A Raiva é a emoção mais explosiva de todas, sendo responsável por proteger a Riley de injustiças e confrontos. Apesar de ser muitas vezes impulsiva e agressiva, a Raiva ensina às crianças a importância de expressar a sua raiva de forma saudável, de defender os seus limites e de confrontar situações que considerem injustas. Ela mostra que é possível sentir raiva sem magoar os outros e que é importante canalizar essa emoção para ações construtivas.


        No filme "Divertida Mente 2", o enredo continua a passar-se na cabeça da Riley, no entanto, desta vez, foca-se na passagem para a puberdade. Com a mudança da fase de desenvolvimento, surgem novas emoções: a Inveja, a Vergonha, o Tédio e a Ansiedade. Mais uma vez, podemos observar o impacto que cada emoção tem na vida da Riley:

      • A Inveja é a emoção que representa a vontade de querer o que os outros têm e que faz com que Riley se sinta insatisfeita com as próprias conquistas. 
      • A Vergonha traz consigo o constrangimento e o desconforto perante situações embaraçosas. Aprender a lidar com esta emoção de forma construtiva faz com que a criança não se deixe afetar negativamente, não sendo a sua autoestima abalada.
      • O Tédio representa a monotonia e a falta de interesse nas atividades do dia-a-dia. Esta emoção leva à apatia e à desmotivação. Para lidar com o Tédio, é necessário trabalhar a criatividade e procurar novas atividades que possam trazer mais diversão e interesse.
      • A Ansiedade representa a preocupação constante e medo do desconhecido. Procura prever possíveis perigos e antecipar os acontecimentos desagradáveis, pois sofre por antecipação e gosta de ter tudo sob controlo.


        Cada uma das emoções dos filmes "Divertida Mente" e "Divertida Mente 2" desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças, ensinando-as a lidar com as suas emoções, a expressar seus sentimentos de forma adequada, a procurar apoio quando necessário e a aprender a manterem em equilíbrio emocional. Ao aprender a reconhecer e a lidar com suas próprias emoções, as crianças desenvolvem competências importantes para a sua saúde mental e emocional e aprendem a relacionar-se de forma saudável com os outros.

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