Resultado Vs Processo


        Foi feita uma experiência, onde se pediu a um conjunto de crianças que realizasse uma tarefa. Depois, dividiram-se as crianças, de forma aleatória, em dois grupos. As crianças do primeiro grupo foram elogiadas pela sua inteligência e pelo seu sucesso. As do segundo grupo, foram elogiadas pelo seu esforço e empenho. De seguida, todas as crianças realizaram uma segunda tarefa. As que tinham sido elogiadas pela sua inteligência, tiveram um desempenho pior, que na primeira tarefa. As que tinham sido elogiadas pelo seu esforço, melhoraram significativamente a sua performance. Esta experiência permitiu verificar que elogiar a inteligência e o resultado, piora o desempenho, enquanto elogiar o esforço, aumenta.


        Trago-te este tema, pois estamos numa altura em que estão a sair os resultados das avaliações deste ano letivo. A tendência é focar nas notas e esquecer tudo o que aconteceu para que o resultado fosse esse. Temos que conversar de forma franca com os nossos filhos, e ter bem presente A Importância do Elogio e saber muito bem o que elogiar (Elogiar as Crianças ou as suas Ações?).


        Na verdade, quando nos focamos apenas nos resultados finais e nas conquistas dos nossos filhos, estamos a negligenciar uma parte fundamental do processo de aprendizagem: o esforço e a dedicação. Esta abordagem pode ter um impacto negativo significativo na sua autoestima e autoconfiança, uma vez que as coloca numa posição de constante pressão e expectativas elevadas.

        Ao valorizar apenas os resultados tangíveis, estamos a criar uma mentalidade de "tudo ou nada" nos nossos filhos, onde o sucesso é a única medida de valor. Isto pode fazer com que as crianças adquiram medo do fracasso e evitem desafios que possam parecer difíceis, com receio de não corresponderem às nossas expectativas.

        Por outro lado, ao focarmos no esforço e no processo de aprendizagem, estamos a ensinar aos nossos filhos a importância da persistência, da resiliência e do crescimento contínuo. Ao elogiarmos o esforço e o empenho, estamos a incentivar a sua motivação intrínseca e a promover a autoconfiança, pois as crianças percebem que o seu valor não está apenas nos resultados que obtêm, mas sim no trabalho árduo que dedicam para lá chegar.

        Para além disso, ao centrarmo-nos no processo de aprendizagem, estamos a permitir que os nossos filhos cometam erros, aprendam com eles e se tornem mais resilientes face às adversidades. Estamos a promover o desenvolvimento de competências como a persistência, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, que são fundamentais para o sucesso a longo prazo.


        E tu?

        Focas-te nos resultados dos teus filhos ou no seu processo de aprendizagem?

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